A Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) é destinada a estudantes regularmente matriculados do primeiro ao último semestre dos Cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado, incluindo Química Industrial), Farmácia, Engenharia Química e Tecnologia de Processos Químicos das Universidades Federais, Estaduais e Particulares, bem como, Faculdades e Institutos de Educação, todos do Estado do Ceará.

A inscrição dos estudantes na OCESQ deverá ser realizada pelo Coordenador do Curso ou Professor responsável da Instituição de Ensino Superior após cadastro no site
http://ocesq.obquimica.org/. 

A Olimpíada será realizada em duas fases. A primeira fase (Fase I) constará de uma prova objetiva com 40 questões e 4 horas de duração, envolvendo assuntos das áreas de Química Analítica, Físico-Química, Química Orgânica, Química Geral, Química Inorgânica e Espectroscopia, cujos conteúdos são ministrados nas disciplinas de Química para Cursos de Graduação. A prova da Fase I será realizada nas Coordenações Locais do Estado do Ceará.

Os 50 primeiros colocados na Fase I serão classificados para realizar a prova da Fase II, que constará de 10 questões
subjetivas/discursivas sobre os mesmos assuntos da prova da Fase I. Esta prova terá duração de 4 horas.


Os 10 primeiros estudantes classificados em cada modalidade (Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Analítica) a partir da soma das notas da Fase I e Fase II receberão certificados de classificação. Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão medalhas, sendo: 1º Lugar - medalha de ouro, 2º lugar - medalha de prata e 3º lugar - medalha de bronze. As medalhas serão entregues em solenidade a ser realizada em Fortaleza.

O direito de recorrer, quanto à elaboração da prova da primeira etapa, exercer-se-á até 72 (quarenta e oito) horas contadas a partir do término da prova, através de documento dirigido ao Coordenador Local, que encaminhará à Coordenação da I Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química num prazo máximo de 24 hora.

Os resultados de cada fase serão amplamente divulgados nos meios de comunicação e no site da Olimpíada.

Será permitido o uso de
Calculadora Científica nos modelos descritos no edital.

Não será permitido o uso de celular durante a aplicação da prova.