REGULAMENTO OCQ 2023
OLIMPÍADA CEARENSE DE QUÍMICA 2023
A Coordenação da Olimpíada Cearense de Química (OCQ) é um projeto educacional realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
- OBJETIVO
Descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Ceará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química de 2024 e identificar os estudantes mais destacados de cada Pólo de aplicação.
- DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
- Poderão participar da OCQ 2023, estudantes nos 9º ano do Ensino Fundamental; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e estudantes no 4º ano do Ensino Técnico, regularmente matriculados em escolas particulares e públicas do Estado do Ceará.
- A OCQ consta de 2 modalidades, sendo:
OCQ-A: Destinada a alunos regularmente matriculados nos 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;
OCQ-B: Destinada a alunos regularmente matriculados no 2º e 3o anos do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico;
- INSCRIÇÕES
- As inscrições ocorrerão de 20/04 a 30/06 de 2023 sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado do Ceará sem limite de inscrições, bem como, individualmente pelos estudantes, conforme o disposto pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (https://obquimica.org/).
- Os representantes das escolas poderão realizar a inscrição de seus estudantes exclusivamente pelo link https://app.obquimica.org, sendo que a inscrição individual do estudante pode ser realizada por meio do link https://ce.inscricoes.obquimica.org/.
- As inscrições na OCQ serão gratuitas para estudantes de escolas públicas do Estado do Ceará.
- As escolas deverão realizar a inscrição exclusivamente durante o período de 20/04 a 30/06/2023, sendo permitida, apenas durante tal período, a realização de alterações na inscrição, como a alteração do número de participantes ou a correção de dados cadastrais.
- A escola que não possui o código INEP cadastrado no sistema da OCQ, deverá informar o respectivo código MEC/INEP à coordenação estadual através do e-mail coordenacao.ocq@gmail.com o qual será considerado como o número de identificação daquela junto à OCQ em todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes deverão inscrever-se por código e não por rede.
- O acesso à área restrita pelas escolas inscritas deve ser realizado por meio do link https://app.obquimica.org, informando o login da escola, para acesso ao sistema, que será o seu código MEC/INEP ou e-mail e CPF do representante (professor, gestor, coordenador pedagógico) e a senha será aquela cadastrada pela escola no ato do processo de inscrição. Essas informações deverão ser utilizadas para acesso ao sistema em todas as etapas da OCQ 2023.
- Na hipótese de esquecimento de senha, a escola deverá selecionar a opção “Esqueci a minha senha”, disponível na tela de acesso, e informar o e-mail para recuperação da senha. Aguardar até 10 (dez) minutos para receber o e-mail com instruções para recuperação da senha, conforme procedimentos indicados no e-mail. Em caso de dificuldades ou não recebimento do e-mail, recomenda-se a verificação da caixa de lixo eletrônico ou spam. Caso o problema persista, a escola deverá entrar em contato com a coordenação estadual através do e-mail coordenacao.ocq@gmail.com
- A escola é responsável por informar corretamente todos os dados no ato da inscrição, especialmente seu endereço e contatos, inclusive e-mail e números de telefone. A OCQ não se responsabilizará por qualquer problema na participação das escolas decorrente de informações equivocadas ou incompletas.
- A escola é responsável por informar corretamente o nome completo dos estudantes no ato da inscrição, especialmente seu e-mail atualizado e série. A OCQ não se responsabilizará por qualquer problema na participação dos estudantes decorrente de informações equivocadas, desatualizadas ou incompletas.
- É de responsabilidade de cada escola divulgar amplamente a participação desta na OCQ 2023 e, também, o teor deste Regulamento, ambos disponíveis para consulta no site da OCQ http://ceara.obquimica.org, para os seus alunos e seus respectivos representantes legais, além de professores e demais profissionais da instituição.
- Serão consideradas indeferidas as inscrições que não atendam ao determinado neste Regulamento.
- PROVAS
- A seleção dos estudantes será realizada em duas etapas: Uma prova de forma digital (online) que equivale à fase I e uma prova presencial equivalente à fase II.
- Prova da Fase I
- A prova da Fase I ocorrerá exclusivamente em formato digital (online), que deverá ser acessada através do link https://provas.obquimica.org/ ou via aplicativo que poderá ser baixado na Play Store ou Apple Store.
- A OCQ disponibilizará para escolas com estudantes cegos a prova no formato Braille. Em virtude da logística envolvida só será aceito pedidos até 30 dias antes da prova da Fase I pelo e-mail coordenacao.ocq@gmail.com.
- A prova da Fase I é destinada a todos os alunos participantes, sendo diferenciada de acordo com a modalidade (A e B), conforme descrito neste Edital.
- A nota da prova da Fase I é classificatória para a Fase II, mas não terá pontuação considerada para fins de premiação, nem classificação para a OBQ e a ONNeQ, excetuando-se, quando para fins de desempate.
- A prova da Fase I estará disponível virtualmente das 08:00 do dia 04 de Agosto de 2023 até as 21:59 do dia 05 de Agosto de 2023.
- Nesta prova, cada estudante terá até 2 (duas) horas de resolução, a contar a partir do acesso.
- A prova será composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha e valerá até 100 (cem) pontos.
- Serão classificados para a Fase II, ao todo 1.500 estudantes, somando as duas modalidades (A e B) com melhor rendimento na Fase I, selecionados em ordem decrescente de nota, de acordo com distribuição:
- Prova da Fase I
- A seleção dos estudantes será realizada em duas etapas: Uma prova de forma digital (online) que equivale à fase I e uma prova presencial equivalente à fase II.
Modalidade |
Série |
Nº de vagas para Etapa II |
A |
9º ano e 1º ano do ensino médio |
900 |
B |
2º e 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico |
600 |
-
-
-
- A comissão de provas não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir hardware (computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova no horário estabelecido no presente edital.
-
-
-
-
- Prova da Fase II
- A prova da Fase II será composta de 26 (vinte e seis) questões objetivas de múltipla escolha e quatro questões numéricas (com valores de 00 a 99) totalizando 200 (duzentos) pontos, que será realizada das 14:00 às 17:00 no horário de Brasília-DF do dia 20 de outubro de 2023 (sexta-feira), com duração de 3 horas de exame.
- A pontuação obtida nesta etapa será considerada para fins de premiação (medalhas e menções honrosas) e classificação para a OBQ Fase III e ONNeQ de 2024.
- A prova da Fase II será aplicada pela Coordenação da OCQ nos Polos de aplicação, cujos locais de realização serão divulgados no sítio http://ceara.obquimica.org. A alocação dos alunos nos locais designados para as provas será definida pela Coordenação da OCQ, podendo esta adotar livremente os critérios que julgar pertinentes.
- Os alunos selecionados para a Fase II deverão comparecer ao local de prova munidos de documento de identificação original com foto, lápis, borracha, caneta esferográfica azul ou preta, e calculadora.
- Haverá uma tolerância para atraso de, no máximo, 20 (vinte) minutos a partir do início da prova. Após este tempo, não será permitida a entrada de nenhum candidato.
- O horário de término da prova será mantido, independentemente de ter havido atraso por parte do estudante, sendo descontado o tempo de atraso do tempo total de prova.
- Após o início da prova da Fase II, o aluno não poderá entregá-la ou se ausentar da sala nos primeiros 30 (trinta) minutos após o início da realização da mesma.
- O gabarito da prova da Fase II deverá ser preenchido de caneta esferográfica azul ou preta, sempre com letra legível.
- É permitido o uso de calculadora científica na Fase II, exceto calculadoras programáveis de qualquer tipo e o uso de demais equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets e notebooks. Também não serão permitidas consultas aos colegas ou a outros materiais que não façam parte do exame, sob pena de desclassificação.
- É permitido levar lanche para o período de realização da prova.
- Ao ingressar na sala de provas o aluno deverá desligar o seu telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, sob pena de desclassificação.
- Não haverá reaplicação das provas da Fase II em razão do não comparecimento dos alunos participantes por quaisquer motivos.
- A premiação dos participantes será baseada exclusivamente nas notas obtidas na Fase II e será determinada a partir do melhor desempenho, seguindo uma ordem decrescente de nota, de acordo com os critérios de premiação deste edital.
- Em caso de empate entre estudantes será utilizado como critério de desempate, o somatório das notas da Fase I e da Fase II.
- Prova da Fase II
-
- CONDIÇÕES ESPECIAIS
- Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais deverão comprovar sua condição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n° 3.298/1999, solicitando à respectiva Coordenação Estadual através do e-mail coordenacao.ocq@gmail.com as condições especiais até dia 27 de maio de 2023.
- A decisão da Coordenação Estadual sobre a solicitação será comunicada ao candidato em até 5 (cinco) dias úteis antes da aplicação da prova. Tais condições obedecerão aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.
- SOLICITAÇÃO DE RECURSOS
- O direito de recorrer, quanto à elaboração das provas das Fases I e II, exercer-se-á até 24 (vinte e quatro) horas contadas a partir da divulgação do gabarito da prova, através de formulário eletrônico próprio que estará disponível no sítio http://ceara.obquimica.org.
- Não será fornecido o espelho da resolução da prova pelo estudante.
- Não cabe contestação quanto ao resultado dos pedidos de revisão e de recurso.
- RESULTADO
- Os resultados das Fases I e II serão divulgados no sítio da OCQ http://ceara.obquimica.org.
- O resultado da Fase I será divulgado a partir do dia 25/08 com o nome dos estudantes classificados para a Fase II.
- O resultado final, da Fase II, será divulgado a partir de 20 de novembro de 2022. Só serão divulgados os nomes dos estudantes que serão premiados com medalhas ou menção honrosa, bem como os classificados para OBQ Fase III e ONNeQ.
- PREMIAÇÃO
8.1 Classificação Geral
-
-
- Os estudantes que obtiverem os mais elevados escores em cada modalidade receberão medalhas de ouro, prata e bronze em solenidade de premiação convocada pela Coordenação Estadual.
- A distribuição de medalhas da classificação geral por modalidade será na proporção de 1:2:3 de ouro; prata e bronze, sendo no mínimo duas medalhas de ouro. Este quantitativo poderá aumentar de acordo com a disponibilidade de recurso financeiro.
- A identificação das medalhas como sendo de ouro, prata e bronze representa apenas indicativo da premiação e não se refere à composição material, nem à cor da medalha, podendo esta ser de acrílico ou metal.
- Classificação por Polo de aplicação
-
Os seis estudantes mais bem classificados por polo de cada modalidade serão premiados com uma medalha de ouro (1º lugar), duas de prata (2º e 3º lugares) e três de bronze (4º, 5º e 6º lugares). A lista de Polos está descrita no ANEXO I.
8.3 Classificação para estudantes de escola pública
Os seis estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e/ou federais de maior destaque na classificação geral de cada modalidade serão premiados com medalhas de ouro (1° lugar), prata (2° lugar) e bronze (3o lugar).
-
- Prêmio Mulheres da Química
As três estudantes de melhor pontuação na classificação geral de cada modalidade será agraciada com medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).
-
- Certificados de participação e menção honrosa
- Serão fornecidos certificados de participação para professores e colaboradores estarão disponíveis no sítio https://ceara.obquimica.org/ para download em data a ser divulgada no site da OCQ.
- Os estudantes aprovados sem medalhas com escores a partir de 50 (cinquenta) pontos receberão certificados de menção honrosa, que estarão disponibilizados no sítio https://ceara.obquimica.org/ para download.
- A Coordenação da OCQ não se responsabiliza por nomes informados incompletos ou com erro de digitação no ato da inscrição para a emissão dos certificados.
- Não serão concedidos certificados de participação para os estudantes.
- Certificados de participação e menção honrosa
- CLASSIFICAÇÃO PARA ONNEQ E OBQ
- Os 30 (trinta) estudantes mais bem classificados na modalidade OCQ-A e os 20 (vinte) estudantes mais bem classificados na modalidade OCQ-B, totalizando 50 (cinquenta) estudantes do ano de 2023 poderão representar o Ceará na ONNeQ de 2024.
- Os 70 (setenta) estudantes mais bem classificados na modalidade OCQ-A e os 50 (cinquenta) mais bem classificados na modalidade
OCQ-B desta edição, totalizando 120 (cento e vinte) estudantes poderão representar o Ceará na OBQ (Fase III) em 2024. - Em ambos os casos, havendo desistência, será convocado o estudante mais bem classificado da modalidade à qual houve desistência, seguindo a ordem de classificação geral do OCQ, até que seja completado o número total de vagas disponibilizadas para o Estado do Ceará.
- O número de classificados para a Fase III da OBQ pode ser alterado dependendo do regulamento vigente deste certame.
- Os estudantes que estiverem cursando o 3º ano do Ensino Médio ou 4 º ano do Ensino Técnico em 2023, não poderão se classificar para ONNeQ, em 2024. Estes alunos só poderão concorrer a medalhas pela OCQ.
- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
- O estudante, e/ou seus respectivos responsáveis, ao participar da Olimpíada Cearense de Química, concordam em, eventualmente, ter seu nome divulgado na lista de classificados e na lista de premiados a ser disponibilizada no sítio https://ceara.obquimica.org/, bem como autoriza a utilização dos seus dados pessoais para cadastro e envio de convite para participação das próximas edições.
- Serão desclassificados todos os participantes de uma escola que permitir que alunos não matriculados regularmente em seus quadros ou sem associação comprovada, façam as provas como membros de seu corpo discente.
- Em caso de tentativa ou comprovação de fraude na Fase II, o estudante será desclassificado e o representante da escola será informado.
- É de responsabilidade da escola divulgar amplamente a seus alunos e professores a participação da escola na OCQ, bem como este Regulamento.
- Cabe à escola instruir seus alunos sobre a responsabilidade da manutenção do sigilo e quanto à vedação ao uso de aparelhos eletrônicos, consulta a colegas e materiais didáticos durante a realização das provas, assim como divulgação de questões do exame das Fases I e II em redes sociais. Qualquer quebra de sigilo poderá resultar na desclassificação da escola e/ou de seus alunos envolvidos.
- A escola deverá informar à Coordenação da OCQ a ocorrência de qualquer falha de procedimento através de mensagem para o e-mail: coordenacao.ocq@gmail.com.
- Os casos omissos nesse Regulamento serão avaliados e decididos pela coordenação do projeto.
11 CALENDÁRIO
20/04 a 30/06 |
Período de inscrição dos estudantes na OCQ por Professores: (https://app.obquimica.org) ou individualmente pelos estudantes https://ce.inscricoes.obquimica.org/). |
30/06 |
Último dia para as escolas solicitarem tratamento especial - estudantes portadores de necessidades especiais coordenacao.ocq@gmail.com |
04 e 05/08 |
Prova da Fase I (online) |
A partir de 14/08 |
Divulgação do gabarito preliminar |
Até 24 Horas após a divulgação do gabarito. |
Solicitação de recursos quanto à elaboração da prova da Fase I através do envio de formulário eletrônico disponível em http://ceara.obquimica.org |
Até 25/08 |
Divulgação do resultado da Fase I e lista dos classificados para a Fase II |
Até 15/09 |
Divulgação dos locais de provas da Fase II no sítio http://ceara.obquimica.org |
20/10 |
Prova da Fase II (presencial) |
04/11 |
Divulgação do gabarito oficial |
04 à 05/11 |
Solicitação de recursos quanto à elaboração da prova, através do envio de formulário eletrônico disponível em ceara.obquimica.org |
À partir de 20/11 |
Divulgação dos premiados |
08/12 |
Solenidade de Premiação |
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Modalidade A
Item 1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
Item 2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
Item 3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: isóbaros, isótopos, isótonos e espécies isoelétricas.
Item 4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Dualidade da Onda-Partícula. Princípio da Incerteza. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
Item 5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
Item 6. Ligações químicas. Ligação Iônica, Propriedades dos Compostos Iônicos, Energia de Rede. Ligação Metálica e Propriedades dos Metais. Ligações Covalentes, fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria eletrônica e molecular.
Item 7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
Item 8. Funções inorgânicas e reações inorgânicas.
Item 9. Reações químicas. Leis ponderais. Balanceamento. Fórmulas Químicas.
Item 10. Cálculos estequiométricos. Reagente Limitante, Rendimentos, Pureza, Análise de Misturas.
Item 11. Leis dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar. Difusão e Efusão de Gases.
Item 12. Química ambiental e sustentabilidade.
Item 13. Química no cotidiano.
Item 14. Noções de Laboratório: segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de Substâncias.
Modalidade B
Item 1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
Item 2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
Item 3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
Item 3. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por nível e subnível.
Item 4. Tabela periódica: histórico e propriedades.
Item 5. Estudo das Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
Item 6. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
Item 7. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).
Item 8. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
Item 8. Estudos dos gases: comportamento ideal, Misturas gasosas (lei de Dalton), Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
Item 9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Curvas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Processo de diluição, mistura de mesmo soluto e de diferentes solutos. Titulometria.
Item 10. Propriedades coligativas (Solução ideal, Tonoscopia, ebuliometria, crioscopia e osmometria)
Item 11. Estudo da quantidade de calor em processos químicos - Termoquímica: definição e propriedades da entalpia, Lei de Hess, Energia de ligação.
Item 12. Termodinâmica: Estudo da entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
Item 13. Estudo da velocidade dos processos químicos - Cinética química. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química, aplicação da equação de Gulberg-Waage, determinação da ordem de reação, cálculo da velocidade específica (constante de velocidade),
Item 14. Estudo dos diferentes tipos de equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos (KC e KP). Análise de um processo químico por Le Chatelier (pressão, temperatura e concentração)
Item 15. Estudo do equilíbrio químico para ácidos (Ka), base (Kb), produto iônico da água (KW), potencial hidrogeniônico (pH), potencial hidroxiliônico (pOH), solução tampão e hidrólise (KH).
Item 16. Radioatividade e química nuclear.
Item 17. Química ambiental e sustentabilidade.
Item 18. Química no cotidiano.
Item 19. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
Item 20. Estudos relacionados a processos eletroquímicos: Histórico, cálculo de potencial em células galvânicas e eletrolíticas. Aplicação da equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
Item 21. O estudo do átomo de carbono – propriedades e características. Hibridização do átomo. Ligações de carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
Item 22. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
Item 23. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
Item 24. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades físico-químicas para compostos orgânicos.
Item 25. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
Item 26. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
Item 27. Polímeros, Biomoléculas e Biocombustíveis.
REFERÊNCIAS PARA ESTUDAR
LITERATURA BÁSICA A NÍVEL MÉDIO
CISCATO, Carlos Alberto Matoso; et al. Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti. São Paulo: Moderna.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente Química, Volumes 1, 2 e 3. Ciências, Tecnologia & Sociedade. São Paulo: Editora FTD S.A, 2001.
FELTRE, Ricardo. Química. Volumes 1, 2 e 3. 6ª.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
TITO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2015
USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química, Volumes 1, 2 e 3, 12ª Ed. Reformulada. São Paulo: Saraiva, 2009.
LITERATURA ESPECÍFICA
- QUÍMICA GERAL
ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2018.
BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 13ª Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2016.
TRO, N. Química - Uma Abordagem Molecular. Volumes 1 e 2. 3ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
KOTZ, J. C. et al. Química Geral e Reações Químicas. Volumes 1 e 2. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Cengage, 2015.
- QUÍMICA ORGÂNICA
MCMURRY, J. Química Orgânica. Volumes 1 e 2. 3ª Ed. Editora Cengage Learning, 2016.
SOLOMONS, T. W. G., FRYHLE, C. B ; SNYDER, S. A. Química Orgânica. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
- QUÍMICA INORGÂNICA
LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. 5ª Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.
HOUSECROFT, C. E.; SHARPE, A. G. Química Inorgânica. 4ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
- FÍSICO QUÍMICA
BALL, D. W. Físico-Química, São Paulo: Thomson.
ATKINS, P. W.; PAULA, J. de. Físico-Química, Rio de Janeiro: LTC.
- QUÍMICA ANALÍTICA
HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: LTC.
BACCAN, N. Química Analítica quantitativa elementar. São Paulo: Edgard Blucher.
HIGSON, S. P. J. Química Analítica. McGraw Hill.
SKOOG et all. Fundamentos de Química Analítica. Cengage.
RELAÇÃO DE CIDADES POR PÓLO
Cidade |
Macrorregião |
Polo |
|
Aracati |
Litoral Leste |
Aracati |
|
Beberibe |
|
||
Fortim |
|
||
Icapuí |
|
||
Itaiçaba |
|
||
Jaguaruana |
|
||
Acarape |
Maciço de Baturité |
Baturité |
|
Aracoiaba |
|
||
Aratuba |
|
||
Barreira |
|
||
Baturité |
|
||
Capistrano |
|
||
Guaramiranga |
|
||
Itapiúna |
|
||
Mulungu |
|
||
Ocara |
|
||
Pacoti |
|
||
Palmácia |
|
||
Redenção |
|
||
Boa Viagem (Polo Principal) |
Sertão de Canindé |
Boa Viagem |
|
Canindé (Polo Auxiliar) |
|
||
Caridade |
|
||
Itatira |
|
||
Madalena |
|
||
Paramoti |
|
||
Acaraú (Polo Auxiliar) |
Litoral Norte |
Camocim |
|
Barroquinha |
|||
Bela Cruz |
|||
Camocim (Polo Principal) |
|||
Chaval |
|||
Cruz |
|||
Granja |
|||
Itarema |
|||
Jijoca de Jericoacoara |
|||
Marco |
|||
Martinópole |
|||
Morrinhos |
|||
Uruoca |
|||
Ararendá |
Sertão dos Crateús |
Crateús |
|
Catunda |
|||
Crateús (Polo Principal) |
|||
Hidrolândia |
|||
Independência |
|||
Ipaporanga |
|||
Ipueiras |
|||
Monsenhor Tabosa |
|||
Nova Russas |
|||
Novo Oriente |
|||
Poranga |
|||
Santa Quitéria |
|||
Tamboril |
|||
Aiuaba |
Sertão dos Inhamuns |
||
Arneiroz |
|||
Parambu |
|||
Quiterianópolis |
|||
Tauá (Polo Auxiliar) |
Aquiraz |
Região Metropolitana de Fortaleza |
Fortaleza |
Cascavel |
||
Caucaia (Polo Auxiliar) |
||
Chorozinho |
||
Eusébio |
||
Fortaleza (Polo principal) |
||
Guaiúba |
||
Horizonte |
||
Itaitinga |
||
Maracanaú (Polo Auxiliar) |
||
Maranguape |
||
Pacajus |
||
Pacatuba |
||
Pindoretama |
||
São Gonçalo do Amarante |
||
Tarrafas |
Centro Sul |
Iguatu |
Acopiara |
||
Baixio |
||
Cariús |
||
Catarina |
||
Cedro |
||
Ererê |
||
Icó |
||
Iguatu |
||
Ipaumirim |
||
Jucás |
||
Orós |
||
Quixelô |
||
Saboeiro |
||
Umari |
||
Várzea Alegre |
||
Amontada |
Vale do Curu |
Itapipoca |
Apuiarés |
||
General Sampaio |
||
Irauçuba |
||
Itapajé |
||
Itapipoca |
||
Miraíma |
||
Paracuru |
||
Paraipaba |
Vale do Curu |
Itapipoca |
Pentecoste |
||
São Luís do Curu |
||
Trairi |
||
Tururu |
||
Uruburetama |
||
Abaiara |
Cariri |
Juazeiro do Norte |
Altaneira |
||
Antonina do Norte |
||
Araripe |
||
Assaré |
||
Aurora |
||
Barro |
||
Brejo Santo |
||
Campos Sales |
||
Crato |
||
Granjeiro |
||
Jati |
||
Juazeiro do Norte |
||
Lavras da Mangabeira |
||
Mauriti |
||
Milagres |
||
Penaforte |
||
Porteiras |
||
Potengi |
||
Salitre |
||
Barbalha |
Região Metropolitana do Cariri |
|
Caririaçu |
||
Farias Brito |
||
Jardim |
||
Missão Velha |
||
Nova Olinda |
||
Santana do Cariri |
||
Alto Santo |
Vale do Jaguaribe |
Limoeiro |
Iracema |
||
Jaguaretama |
Vale do Jaguaribe |
Limoeiro |
Jaguaribara |
||
Jaguaribe |
||
Limoeiro do Norte |
||
Morada Nova |
||
Palhano |
||
Pereiro |
||
Potiretama |
||
Quixeré |
||
Russas |
||
São João do Jaguaribe |
||
Tabuleiro do Norte |
||
Banabuiú |
Sertão Central |
Quixadá |
Choró |
||
Deputado Irapuan Pinheiro |
||
Ibaretama |
||
Ibicuitinga |
||
Milhã |
||
Mombaça |
||
Pedra Branca |
||
Piquet Carneiro |
||
Quixadá |
||
Quixeramobim |
||
Senador Pompeu |
||
Solonópole |
||
Alcântaras |
Sertão de Sobral |
Sobral |
Cariré |
||
Coreaú |
||
Forquilha |
||
Frecheirinha |
||
Graça |
||
Groaíras |
||
Massapê |
||
Meruoca |
||
Moraújo |
||
Mucambo |
Sertão de Sobral |
Sobral |
Pacujá |
||
Pires Ferreira |
||
Reriutaba |
||
Santana do Acaraú |
||
Senador Sá |
||
Sobral |
||
Tejuçuoca |
||
Umirim |
||
Varjota |
||
Carnaubal |
Serra da Ibiapaba |
Ubajara |
Croatá |
||
Guaraciaba do Norte |
||
Ibiapina |
||
Ipu |
||
São Benedito |
||
Tianguá |
||
Ubajara |
||
Viçosa do Ceará |
Recebimento de Medalhas:
Os estudantes que não receberam medalhas na premiação podem solicitar pelo e-mail de contato e poderão receber:
Pelo correio sob responsabilidade do solicitante: Enviar o endereço de recebimento.
Pessoalmente nos endereços:
Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza
Av. Humberto Monte S/N, Campus do Pici, Bloco 940, Fortaleza – Ceará.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Quixadá. Av. José de Freitas Queiroz, 5000, Bloco B, Quixadá – Ceará.